sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Aplicativo de celular que checa veículo furtado é um dos mais baixados do mundo

O Checkplaca, aplicativo para celular e computador lançado pelo Ministério da Justiça, já alcançou mais de 400 mil downloads, tornando-se o mais baixado na loja da Apple no Brasil e o 14º lugar no mundo, conforme resultados de ontem (30). Com o Checkplaca, o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado. Basta digitar a placa para o aplicativo informar o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp). Quando o aplicativo detecta algo irregular, o sistema avisa e dá a opção de o usuário ligar, sem ter que se identificar, para a polícia, que manda uma equipe ao local para verificar a situação. O aplicativo também é utilizado pelas forças policiais. Gratuito, o programa está disponível para dispositivos como os sistemas operacionais IOS (Apple) e Android. O Ministério da Justiça informou ainda que 50 veículos foram recuperados graças ao aplicativo, com média de um por dia. Mais de 5 milhões de consultas já foram feitas, com média de 150 mil diariamente. Em 2012, foram furtados 248.755 e roubados 203.844 veículos. Segundo o ministério, os números de 2013 ainda não estão fechados. Ontem, o Ministério da Saúde aproveitou a Campus Party para lançar o aplicativo E-SUS Samu, que permite a usuários de todo o Brasil fazer seus pedidos de atendimento por meio de smartphones. Entre outros benefícios, o paciente poderá acompanhar o trajeto do veículo e saber em quanto tempo ele chegará ao local, evitando, assim, uma possível desistência quando a equipe de socorro já estiver a caminho. (Agência Brasil)

Mulher nua vaga tranquilamente no centro de Baixa Grande.

Quem passou pela Avenida 2 de Julho, centro de Baixa Grande, na manha desta sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, se deparou com uma cena não cotidiana, uma mulher nua vagando normalmente, acompanhada de um cachorro. Ela brincava, conversava com quem lhe procurasse e dizia que é da cidade de Ipirá, e contou que tinha aids e foi curada por Jesus.Um pedreiro vendo a situação foi em casa trouxe um vestido de sua esposa e deu pra mesma vestir, à população ofereceu comida e ela comeu tranquilamente. A Policia foi informada mais disse que só podia fazer este tipo de diligência após às 8h.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Domingo festivo no Clube Campo Alegre

O clube campo alegre, promoverá neste domingo 02 de fevereiro evento conforme programação a seguir:
11 horas: Som ao vivo com Vagner Silva
12 horas: Almoço, cardápio: Caruru
Valor do almoço R$ 6,00

Acesso de não sócio somente com ticket do almoço
Locais de venda: Secretaria do Clube e Conceição
Ascom/CCA

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ladrões roubam carro em Várzea do Poço e batem em residência.

Na madrugada desta quinta-feira, (30/01), por volta das 2:00 hs, ladrões roubaram um Uno 95 prata, placa BRB 6959, que estava estacionada na Rua 30 de Julho, 360, Bairro Alto Alegre, de propriedade do senhor Reinaldo Gonçalves da Silva conhecido por Lú do Maracujá. Alguns metros depois o carro bateu em uma casa no Largo do Alto Alegre, 79 de dona Maria Iracema
que mora sozinha mas no momento ela está em São Paulo.
Lú do Maracujá disse que estava dormindo e acordou com o barulho, percebeu que o carro
não estava em frente da casa, foi quando saiu correndo para ver se alcançava os suspeitos, quando deparou com o carro dentro da casa de dona Iracema. Moradores que moram em frente, acordaram com o barulho e ainda viram dois homens correndo em direção ao centro da cidade.
A polícia Militar foi acionada e com ajuda de moradores retirou o carro de dentro da casa, por sorte não houve feridos ficando o prejuízo para o dono do carro.

Redação e fotos: Várzea Cidade


Social - Nosso Rio parabeniza o aniversariante do dia Geval

Mensagem para o aniversariante.
"Parabéns, este é um momento de reflexão
para fazer um balanço dos sonhos realizados.
Desejamos que você continue progredindo
continue nessa jornada, realizando sonhos,
compartilhando a alegria e construindo sua
 historia de sucesso"
Feliz Aniversário...

SineBahia: Vagas de emprego para Jacobina e região.

Mecânico – Experiência comprovada, sexo masculino, 01 vaga.
Cozinheiro - Experiência comprovada,            sexo indiferente, 01 vaga.
Garçom - experiência comprovada      , sexo indiferente, 01 vaga.
Churrasqueiro - Experiência na área, sexo masculino, 02 vagas.
Cabeleireiro - Experiência na área, sexo feminino, 02 vagas.
Vendedor Externo - Experiência na área, nível superior completo ou cursando, sexo indiferente, 01 vaga.
Instrutor de Informática - Experiência na área, sexo masculino, 01 vaga.

Técnico em Laboratório de Cerâmica - Experiência na área, ensino médio completo, sexo indiferente, 01 vaga.
Interessados deverão comparecer na unidade do SINEBAHIA/JACOBINA – SAC SALA 3, levando documentos pessoais ou acessem o portal: www.maisemprego.mte.gov.ba Gilberto Modesto - Coordenador Unidade Sine Bahia Jacobina Tel:(74)3621-5815 Fax:(74)3621-5814  

Atropelamento faz vítima fatal próximo à Morro do Chapéu.

Por volta das 20:30 horas desta quarta-feira (29/01/2014), o condutor do veículo Fiat Strada, cor cinza, com placa policial NTM 8549 – de Candeias-Bahia, Sr. Robson Ferreira Castro Silva, de Irecê, ligava para o Pelotão da Polícia Rodoviária de Morro do Chapéu avisando que teria atropelado alguém; momento em que o mesmo condutor completava suas palavras dizendo: “Meu Deus, meu Deus, o corpo está aqui em cima do carro!”. 
Prontamente, a guarnição avisou a equipe do SAMU e à guarnição da polícia militar desta cidade, deslocando todos de imediato para o local onde estava o veículo com a vítima no estacionamento da Lanchonete Salvador, na saída desta cidade.
Em seguida, a polícia rodoviária foi até o local do acidente, na BA 052 – KM 280, onde lá chegando encontraram o filho de criação da vítima fatal – Sra. Elilian Alves Barreto, de 59 anos, natural de Cafarnaum que havia há poucos meses comprado uma pequena propriedade rural, ao lado esquerdo, após o trecho da Banca do Murici, sentido à Irecê. 
De acordo com o filho de criação, D. Elilian estava junto ao asfalto procurando sinal de celular para ligar para seu marido que mora em São Paulo. Todas as providências necessárias e judiciais foram prontamente executadas pelas autoridades alí presentes.
Fonte: Jornal Correio do Sertão.

Homem embriagado é preso conduzindo moto na BA-130, em Várzea da Roça

Na última quarta-feira, 29 de janeiro de 2014, por volta das 11h da manhã, a Policia Civil e chefe da Guarda Municipal, prenderam um homem identificado como Patrício, na BA-130 próximo à casa de Davi, em Várzea da Roça.
A abordagem foi feita após perseguição do chefe da Guarda Municipal juntamente com Dr. Lane Andrade, delegado da cidade de Várzea da Roço. Eles foram informados que o cidadão transitava pelas ruas da cidade colocando em risco sua própria vida e da população.
O homem estava conduzindo uma motocicleta de cor branca, placa BMZ- 5072, licença de São Carlos-SP, completamente irregular, sem lanterna traseira, piscas, painel e farol.
Patrício estava totalmente embriagado, deitou a moto ao lado da pista, retirou o banco da mesma e fez de travesseiro. Ele foi preso em flagrante pelo delegado e o chefe da Guarda Municipal. Ele foi conduzido a Delegacia de Várzea da Roça e ficará a disposição da justiça.
Fonte: Foguinho Eventos

Delegada que trabalhou em Várzea do Poço assume delegacia de Morro do Chapéu

Foto: Diário da Chapada
Após inúmeras reclamações da população de Morro do Chapéu pela ausência de um delegado no município, desde a saída da Dra. Lúcia Jansen, que foi convidada a assumir a titularidade da Delegacia de Irecê, no último sábado (25) ocorreu a remoção da delegada de polícia Dra. Manuela Rodrigues de Araújo, do município de Jacobina, para responder pela Polícia Judiciária do município de Morro do Chapéu.
Na abrangência da 14ª COORPIN, com sede em Irecê, Morro do Chapéu é o segundo município mais populoso.
Dra. Manuela terá a responsabilidade de investigar inúmeros delitos que têm ocorrido no extenso município.

Mais Política. 

Veículo de lotação capota e deixa 10 pessoas feridas no município de Miguel Calmon


Um veículo Veraneio conduzida por Paulo Roberto Sampaio, 51 anos, morador do povoado de Tapiranga no município de Miguel Calmon capotou na manhã desta quarta feira, 29, em uma estrada vicinal que liga tapiranga a Miguel Calmon, na altura do povoado de bananeira, deixando dez pessoas feridas.
Todas as vítimas foram socorridas e deram entrada no Hospital Português de Miguel Calmon, sendo que duas delas, (Leila Oliveira Rodrigues e Aurelina Maria de Jesus) foram Transferidas para Salvador. 
Por conta de normas internas do hospital, não se tem os nomes dos outros feridos. Uma pessoa que estava no acidente, mas que não quis revelar seu nome, disse que não tinha como saber o nome dos outros, por que se tratava de um carro de lotação e por isso tinha pessoas de varias famílias.

Fonte: Calmon Notícias. 

Miguel Calmon: Atropelamento com moto deixa dois em estado grave na noite desta quarta feira (29).


A senhora Luzia Ermina Souza de 63 anos, moradora da Rua da ACAMP em Miguel Calmon, foi atropelada na noite desta quarta feira (29) na Av João Sahagum proximo ao Hospital. 
Luiza foi atropelada por uma moto CG 150, conduzida por Rodrigo dos Santos Silva, 20 anos, morador da rua Tancredo Neves, e o carona Roberto Aragão Silva, 30 anos, Morador do bairo das Populares.
Os três foram conduzidos ao hospital Português, sendo que a Senhora Luzia e o carona, Roberto Aragão serão transferidos para Salvador.
Fonte: Calmon Notícias.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Posto de combustível é assaltado em Várzea do Poço

No Início da noite desta terça-feira, 28 de janeiro de 2014, por volta das 18:40 hs, um homem aparentando 30 anos, assaltou com arma em punho o Posto Avenida, localizado na Praça Soares da Cunha, Centro de Várzea do Poço.
Segundo testemunhas que estavam no momento, o homem chegou pedindo para trocar um dinheiro, observou o local, em seguida dirigiu-se ao funcionário sacou um revolver anunciou o assalto, o frentista entregou o dinheiro que estava no bolso sem esboçar reação.  A todo o momento ele falava que não era para reagir que outro compassa estava vendo tudo. Logo após a ação o elemento fugiu a pé.
A polícia Militar foi acionada e no comando dos Soldados Vilas Boas e Galvão, foram feitas diligencias e na madrugada desta quarta-feira, (29), por volta das 4:40 hs o suspeito foi visto na BA 417 entrando no ônibus da São Luiz que faz linha para Feira de Santana provavelmente para assaltar, ao avistar a polícia o elemento fugiu pelo matagal deixando um revolver, celular, dinheiro e outros pertence.

Os objetos recuperados se encontram na delegacia para as providencias cabíveis. A Polícia continua no encalço. 

Redção e foto: Várzea Cidade

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Homem assalta posto de combustível no centro de Serrolândia.

Um homem de aparentando 20 anos, tomou de assalto, a mão armada, o posto de combustível Moto Boi, que fica localizado na Avenida 06 de Maio, no centro da Cidade de Serrolândia, o fato aconteceu às 18h30 desta segunda feira (27), o homem estava a pé, de cara limpa, aproximou-se do frentista o qual foi abordado imediatamente, tomando dessa forma uma quantia em dinheiro e o aparelho de celular do funcionário, o qual sabiamente não esboçou nenhuma reação.
O Jovem estava de bermuda, camiseta verde escuro e boné, que logo após a ação fugiu tranquilamente a pé, sentido Avenida Agostinho Marques, saída para Tapiranga.

Portal de Serrolândia.

Chuva acompanhada de rajadas de vento destrói cobertura de Posto de gasolina em Gavião


Na tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro de 2014, uma chuva acompanhada com rajadas de vento causou danos em vários pontos na cidade de Gavião. 
Segundo informações do Gavião Noticia, algumas casas foram destelhadas, centro de abastecimento e o posto BR tiveram suas coberturas danificada. O fato durou aproximadamente 5 minutos, mas foi o suficiente para deixar rastro por toda cidade. Não houve vitimas.
Fonte: Foguinho Eventos/Informações e fotos: Gavião Notícias

Chuva acompanhada de ventos fortes no nunicipio de Bonito assusta moradores

Uma chuva forte atingiu o povoado de Cabeceira do Brejo no município de Bonito, na tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro de 2014, por volta das 16h. 
A tempestade chegou trazendo chuva de vento, o que assustou muito a população local. Uma grande árvore que havia à beira da estrada caiu interditando o caminho, porém, alguns minutos depois, populares fez mutirão e retiraram-na. 
Também houve registro de outros danos como destelhamento de casas, queda de fio de telefone e varias antenas parabólicas arrancadas. Ninguém se feriu. 
Fonte: Bonito Agora

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cavalgada movimenta povoado de Nova Esperança em Várzea do Poço.



Neste domingo, 26, cavaleiros e amazonas participaram da 10ª edição da Cavalgada em Nova Esperança povoado de Várzea do Poço. O evento já se tornou uma tradição que acontece sempre no início do ano, reunindo cavaleiros e amazonas de várias cidades da região onde disputam várias modalidades recebendo premiações os primeiros colocados. A noite aconteceu em praça pública shows com Silvoney e Robson, Revelação do Arrocha e Cinturão de Couro.

No local onde foram disputadas as provas entre elas: Amazonas, Mirim, Muares, Largo e Picada, várias pessoas observavam a beleza dos animais e o julgamento final do árbitro em cada modalidade.


A cavalgada é organizada há dez anos pela vereadora Analiete representante da comunidade. O deputado Roberto Carlos  esteve presente e Felix Junior não compareceu por foça maior.

A vereadora Analiete estava satisfeita com a presença maciça das pessoas, “esta festa tem esse sucesso agradeço a equipe de coordenação, os amigos que sempre me ajudam, o apoio que recebo da comunidade local e a Polícia Militar. Percebo que a cada ano a festa vem crescendo”. Finalizou.





Redação de fotos: Várzea Cidade

Colisão envolvendo carro e moto no trecho da BA-130, que liga Mairi a Várzea da Roça.

Na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro de 2014, por volta das 9h30min, aconteceu um acidente envolvendo um Gol Bola e uma moto no trecho da BA-130, que liga Mairi a Várzea da Roça.
Segundo informações de populares, o condutor da moto Honda Fan, de prenome Genivaldo, gari da prefeitura de Várzea da Roça, seguia sentido Mairi, tentou fazer uma ultrapassagem e colidiu frontalmente contra o Gol Bola que trafegava no sentido contrário, conduzido por Ademilsom da Cruz Pacheco.
Genivaldo foi socorrido pela equipe do SAMU-192 e encaminhado para o hospital de Mairi. O condutor do Gol foi encaminhado para o hospital de Várzea da Roça. Os dois moram em Várzea da Roça.


Redação e fotos: Agmar Rios

Inhambupe: Acidente com ônibus, carreta e trator deixa pelo menos 14 mortos, diz PRF


Um acidente envolvendo uma carreta, um trator e um ônibus deixou pelo menos quatorze pessoas mortas na manhã desta segunda-feira (27), na BR-110, na região do município de Inhambupe, na Bahia, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o ônibus da empresa Gontijo vinha de São Paulo com destino a Paulo Afonso, na Bahia. "Vinha uma carreta com um trator e, numa curva, o trator se desprendeu e caiu na pista. Aí o ônibus, que vinha no sentido contrário, bateu de frente com o trator", relata o policial rodoviário federal Valdir Cordeiro. O G1 entrou em contato com a empresa Gontijo, que confirmou o acidente, mas não soube informar quantos passageiros estavam no ônibus. A polícia não soube informar se todas as vítimas estavam no ônibus. Também não há informações sobre o número de feridos. As vítimas estão sendo encaminhadas para o Hospital Dantas Bião, na cidade de Alagoinhas. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. Três ambulâncias do Samu estão fazendo o deslocamento das pessoas feridas.

Ambulância do Hospital Regional de Irecê pega fogo e quatro pessoas morrem



Quatro pessoas morreram carbonizadas em um acidente, envolvendo uma ambulância, na madrugada desta segunda-feira (27), por volta das 2h50, na BR-324.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o motorista do veículo, identificado como Marcelo, perdeu o controle da direção no km 580 da rodovia, e saiu da pista, capotando nas proximidades da entrada do município de Candeias. Ainda de acordo com a PRF, a ambulância caiu em uma ribanceira e acabou pegando fogo.
O veículo havia saído da cidade de Irecê e seguia para Salvador. Todos os ocupantes do carro morreram no acidente.
Além do motorista, estavam: Daniel Carvalho Fernandes, 4 anos, que realizaria exames na capital baiana; a mãe da criança, Josiária Carvalho dos Santos, de 19 anos; e a técnica de enfermagem, Arleide Viana Pimenta, 42 anos. A Polícia Técnica chegou ao local, por volta das 7h30, e deve remover os corpos das vítimas para o Instituto Médico Legal de Salvador.
(Aratu OnLine)

Pedreiro é transferido com TCE, após ser brutalmente agredido a socos e pontapés em Jacobina.



Luiz Vieira de Freitas, 30 anos, pedreiro, residente no Bairro Vila Feliz foi socorrido pelo Samu 192 e deu entrada na emergência do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho às 22:26 deste domingo, 26.
O homem de família humilde e trabalhadora foi violentamente espancado no rosto e cabeça a socos e pontapés. Com hematomas na face, após realização de raio x, ficou constatado que Luiz Vieira teve TCE – Traumatismo Craniano Encefálico.
Segundo informações Luiz foi agredido por um homem que atende pelo apelido de Torrado, a quem também é atribuído vários casos de violência, principalmente no Bairro Vila Feliz. A família diz que Luiz foi ofendido juntamente com outras pessoas em um bar pelo agressor que procurava informações sobre uma ex-mulher. Pouco tempo depois Luiz foi agredido enquanto retornava para sua casa.
Depois de realizado os procedimentos necessários no Hospital Teixeira, Luiz Viana foi transferido desacordado para Salvador, já no inicio da madrugada desta segunda-feira (27). A família revoltada falava que por motivo banal o mesmo poderá perder a vida.
Fonte: Augusto Urgente!

Jovem é socorrida após queda de moto em Jacobina




Às 23:40h deste domingo, (26/01), deu entrada no pronto socorro do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho a jovem Claudiana Souza Rozeno, 19 anos, vítima de acidente com moto na Av Nossa Senhora da Conceição em Jacobina.
Segundo informações, Claudiana estava na garupa de uma moto com mais duas pessoas, quando sofreu a queda. O casal que estava na moto com Claudiana pediu a dois jovens que a levasse no hospital de carro. O casal seguiu a avenida, sentido Bairro da Catuaba enquanto Claudiana foi levada para o Hospital Teixeira.

Ao gritos e com sintomas de embriaguez a jovem foi atendida com escoriações e suspeita de fratura em um dedo do pé.
E mais...
Com múltiplas fraturas na perna direita, Jucivaldo Gonçalves de Oliveira, 48 anos, deu entrada às 22:18h deste domingo, 26, no pronto socorro do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, vindo da cidade de Ourolândia. Após os procedimentos necessários, Jucivaldo foi transferido para Salvador com a perna esfacelada, vítima de acidente de moto.
Encontra-se internado no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho o jovem José Nilton de Jesus, 19 anos, vítima de arma branca (tipo peixeira) na noite deste domingo, 26 no Bairro Jacobina III.
Fonte: Augusto Urgente!

domingo, 26 de janeiro de 2014

Ônibus com 40 passageiros cai da ponte na BR-116

Um ônibus da empresa Novo Horizonte que fazia a linha Floresta Azul – BA à São Paulo perdeu perdeu o controle e caiu de uma ponte com 40 passageiros na BR-116 no estado de Minas Gerais na manhã deste domingo (26) por volta das 5:15 hs.
Um motorista de outro ônibus da mesma empresa que fazia a mesma linha chegou ao local minutos depois e tentou ajudar no resgate das vítimas. segundo o motorista, um recém nascido foi visto boiando na água e foi levado pela correnteza.
Segundo informações do motorista do veículo acidentado, o ônibus saiu da rodoviária de Floresta Azul por volta das 22:00 hs de ontem ao chegar na ponte a direção travou e o veículo caiu da pista.
Todos os feridos foram levados para um hospital próximo ao ocorrido e de acordo com a contagem, apenas o recém nascido está desaparecido.

Concurso Caixa 2014

Enfim, saiu o tão esperado concurso público nacional da Caixa Econômica Federal. Sob a responsabilidade do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), o banco estatal lançou dois editais de nº 1/2014, destinados à formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo (Carreira Administrativa) e ao preenchimento de 09 vagas, mais formação de reserva técnica, para Engenheiros (áreas: Agronômica, Elétrica, Mecânica e Civil) e Médico do Trabalho. 
INSCRIÇÃO: A inscrição deverá ser efetuada no período de 24 de janeiro a 11 de fevereiro de 2014, nas páginas eletrônicas dos respectivos concursos: candidatos a Técnico Bancário Novo devem acessar http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm, e pagar a taxa de R$ 43,00; já os candidatos aos cargos de nível superior devem se inscrever pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_ns, pagando taxa no valor de R$ 74,00. No ato da inscrição, o interessado deverá preencher o formulário específico, optar por um polo, que automaticamente estará vinculado ao macropolo e à cidade de provas e imprimir o documento de arrecadação da taxa. A lista de polos para o cargo de Técnico Bancário já está disponível na página do Cespe

Após salvar sobrinho, pastor morre afogado no Distrito de Cachoeira Grande de Jacobina.

Na tarde deste sábado, 25, por volta das 15h o pastor Orlando dos Santos, 21 anos, morreu vítima de afogamento no Distrito de Cachoeira Grande, após salvar da morte um sobrinho menor.
Segundo informações, Orlando era membro da Igreja Assembleia de Deus em Nova Itarana/BA, desenvolvendo trabalhos como pastor de campo em Salvador. Orlando estava há alguns dias no Distrito de Paraíso na casa de parentes e em visita a Cachoeira Grande se viu obrigado a pular nas águas do rio para salvar um sobrinho e acabou morrendo,
O corpo do jovem pastor encontra-se no IML de Jacobina, onde será necropsiado e liberado para sepultamento neste domingo.

Fonte: Augusto Urgente!

sábado, 25 de janeiro de 2014

Carro capota e pega fogo na BA-052, próximo a cidade de Baixa Grande

Um Vectra GT, placa EBZ-4013, licença de Glória do Goitá-PE, capotou no KM 121 da BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, na madrugada deste sábado, 25 de janeiro de 2014.
O condutor Evandro João do Nascimento, contou que por volta da 4h da madrugada, cochilou ao volante, perdeu a direção, onde o veículo saiu da pista, capotou e pegou fogo.
O veículo saiu da cidade de Xique-Xique-BA com destino a Glória do Goitá, no estado do Pernambuco. O condutor Evandro João do Nascimento, contou que por volta da 4h da madrugada, cochilou ao volante, perdeu a direção, onde o veículo saiu da pista, capotou e pegou fogo.
No banco de trás estavam duas crianças, que sofreram ferimentos leves. Um rapaz que estava em outro veículo passou pelo local, parou e deu socorro, conduzindo os feridos para o Hospital Milton Pamponet de Baixa Grande. Evandro contou que perdeu todos os pertences. A prefeitura de Baixa Grande providenciou um carro que irá conduzir à família até a cidade de Xique-Xique.

Fonte: www.baciadojacuípe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Crônicas do Cotidiano - Romantismos e Serenata



Foto: Ilustrativa
Por: Ivanei

Na época dos anos 60 e 70, os jovens de Várzea do Poço, tinham um sentimento amoroso e romântico muito maior. Pois traduziam a ambos as atitudes das brincadeiras, dos esportes daquela época que eram praticados por todos como: Paqueras em festas escolar, datas comemorativas como sete de setembro, desfile, quermesse, festa dançante, encontro religioso, embaixada, circo, cinema, corrida de cavalo, jogo de futebol, peça de drama na escola, tourada, boleado, pula corda, programa de calouro, soltar pipa, peão e a famosa cadeira na porta da namorada. Todas essas atividades geravam emoções para aquelas pessoas que se admiravam e posteriormente se namoravam com sentimentos de amor e carinho.
Nessa época já existia o rádio de pilha e a famosa radiola, que juntos com o violão eram instrumentos fundamentais para fazer uma boa serenata, sempre após as 23:00 horas com a presença do namorado colocando a radiola em baixo da janela na frente da casa dos pais da namorada ou cantando com o violão as músicas românticas da época.
E para apimentar a emoção a homenageada acendia a luz ou às vezes abria a gretinha da janela para olhar o seu seresteiro.
Relembrando: Bons tempos aqueles.
 

Nilton Ivanei Gomes dos Santos, nascido em 1952 em Salvador, mas criado em Várzea do Poço – Bahia. 
Historiador que vivencia os movimentos culturais, esportivos e políticos dessa cidade.