domingo, 19 de agosto de 2012

Confira oito dicas para preparar os seios para amamentar sem sofrimento




Apesar da sensibilidade e das possíveis dores e rachaduras nos seios, amamentar um filho é importantíssimo para a saúde do bebê e não precisa ser tão sofrido para a mamãe. Isso porque as mulheres, tanto as que não se sentem aptas ao aleitamento quanto as já experientes, podem se preparar dicas que amenizam os desconfortos desse ato. A preparação começa antes mesmo do nascimento. Durante o pré-natal as mamães precisam entender que, por mais que o corpo se adapte às condições da gravidez, o peito deve ser induzido a uma amamentação sem sofrimento.
— No início toda mulher vai sentir um pouco de dor na hora da lactação. Os seios estão prontos, mas a mãe deve se acostumar com a sucção e, aos poucos, vai se habituando — explica Vanessa Penteado, dermatologista médica da Clinica Pantheon, de Campinas. Para facilitar esse momento saudável e íntimo entre a mãe e filho, Dra. Vanessa Penteado preparou oito dicas simples para amenizaro os desconfortos que podem surgir no decorrer do aleitamento.
1- Mamilos: 
Os mamilos variam de mulher para mulher. Alguns são planos outros invertidos, então fique atenta às dicas que recebe de amigas e parentes. O mais adequado é conversar com seu médico para saber o que você deve fazer para ganhar bico e não sofrer tanto quando for alimentar seu filho.
2- Não use hidratantes: É isso mesmo. Como o fator aqui é deixar a pele do seio mais resistente, não passe hidratantes na mama, ou pelo menos nos mamilos.
3- Banho de sol: É bom deixar os seios tomarem sol durante 10 minutos por dia. Não fique em temperaturas muito elevadas. O horário ideal é das 8h às 10h da manhã ou à tarde, entre 15h e 16 h.
4- Não puxe o bico do seio: Algumas mulheres tem o costume de puxar o bico do seio para facilitar a amamentação, porém essa técnica não é eficaz. Evite, o estímulo só virá quando o bebê nascer.
5- Use o próprio leite: Depois que a criança terminou de mamar, passe o próprio leite em volta do mamilo e aréola e deixe secar, isso ajuda a hidratar e evitar rachaduras.
6- Evite umidade: A umidade deixa a pele frágil, por isso não permita que seu bebê faça o mamilo de chupeta. Isso acaba umedecendo o mamilo por mais tempo.
7- Sutiãs: Escolha sempre um sutiã de algodão. São mais higiênicos e deixam a região mais ventilada
8- Rachadura: Prefira a indicação do médico para saber qual receita é melhor para seu caso. Algumas mulheres passam vaselina ou produto à base de lanolina.

Nenhum comentário: