quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nutricionista de plantão: Dr. Edilson Neiva tira dúvidas de internautas do Várzea Cidade



- O médico me proibiu de tomar cerveja. Tem muito carboidrato na cerveja?
Dr. Edilson Neiva- As bebidas destiladas, incluindo a cerveja que é fermentada, tem álcool e ele pode gerar diversos problemas no organismo. Na verdade, quando a pessoa não tem controle alimentar, nem cardápio personalizado fica difícil ter ciência de quanto está sendo ingerido e qualquer bebida destilada acaba se tornando um ascendente calórico ao que já é consumido resultando no ganho de peso, quanto se tem um cardápio personalizado pelo especialista é deixado uma lacuna para a bebida, o melhor seria parar de beber, porém nem todos conseguem isso, não adianta proibição. A cerveja tem carboidrato, mas também tem vitaminas e complexo B, a cerveja é diurética produz saúde, o interessante é que seja consumida sem álcool, pois ele é uma caloria vazia.
- Vou começar a malhar com objetivo de ganhar massa muscular, só que estou com dúvidas se marco consulta com nutricionista ou endocrinologista para fazer uma dieta. O que é sugerido?

Dr. Edilson- A endocrinologia serve para as patologias das glândulas, e para ganhar massa muscular é preciso estímulo como academia, caminhada entre outros exercícios braçais, e nutrientes e quem fala de nutrição é o nutricionista. É aconselhável procurar um nutricionista de confiança.
-Tenho 15 anos, 1,77 de altura, 89 quilos e consegui chegar aos 62 quilos com dois meses e meio. Qual suplemento alimentar deveria tomar?
Dr. Edilson- Não aconselho ninguém fazer utilização de suplemento por conta própria, pois se pode ter um excesso de proteínas gerando no organismo e isso gerar alteração hepática ou renal e ao invés de ganhar massa muscular à pessoa pode ganhar gordura.
- Tenho um filho de 3 anos e meio, qual a orientação para a alimentação para ele, pois ele gosta muito de comer chocolate?
Dr. Edilson- Não deve ser incentivado pra ninguém o consumo de chocolate, porém não quer dizer que não pode nunca. A criança a partir do 6º mês começa a ingerir alimentos, pois existe uma reserva de ferro no bebê até esse período, até o sexto mês o leite da mãe vai ser suficiente. Nos 3 anos já está liberado para consumir tudo, só não deve ser incentivado, salgadinhos de milho, refrigerante nem alimentos do tipo.
Redação Voz da Bahia

Nenhum comentário: