sexta-feira, 27 de maio de 2011

PDT comemora 31 anos, lança Marcos Medrado em Salvador e deixa Brust fortalecido

image Na chegada, militante abre olho de Lupi para reforçar Brust
Em encontro realizado nesta quinta-feira (26) à noite, quando comemorou 31 anos de fundação, o PDT lançou o deputado federal Marcos Medrado à Prefeitura de Salvador, e ratificou o nome de Alexandre Brust para continuar no comando do partido na Bahia.
Inicialmente, o encontro comemorativo mostrava-se carregado de expectativa e dúvidas, já que havia rumores na imprensa de um movimento entre os deputados federais - mas negado por todos - que reivindicavam o comando do partido na Bahia, como acontece em outros estados da Federação.
 Contudo, com a presença do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente nacional licenciado do PDT, que teria vindo a Salvador para acalmar o partido e definir o imbróglio político, uma situação que parecia obscura ficou clara e de forma avassaladora para a manutenção do presidente Alexandre Brust no comando da legenda no Estado.
 Praticamente todos os caciques do partido estiveram presentes e fizeram questão de enaltecer o trabalho de Alexandre Brust à frente da legenda. A cada discurso, que parecia um recado direto ao comando nacional, deixava Brust mais fortalecido. “Eu quero saudar o nosso presidente Alexandre Brust, com quem a militância tem uma boa identificação”, disse o deputado estadual Euclides Fernandes, um dos primeiros oradores da noite.
 “Ele vive o dia a dia do PDT e fez o nosso partido crescer bastante. Parabéns, Alexandre Brust. V. Exa é um patrimônio do PDT, por isso eu tenho orgulho de ser o seu vice-presidente”, reforçou o deputado Roberto Carlos, logo em seguida.
 “A verdadeira cara do PDT da Bahia é Alexandre Brust”, reforçou o deputado e Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo. “Eu estou muito feliz na escolha que fizemos, de entrar neste partido, que tem a história de Brizola, de Darcy Ribeiro, que tem deputados, secretários estaduais e em Salvador, prefeitos e vereadores”, acrescentou Nilo, referindo-se à sua entrada na legenda e os 31 anos de sua fundação. 
 Para completar, o deputado federal Marcos Medrado, que foi lançado praticamente por todos os oradores candidato a prefeito de Salvador em 2012, também reforçou o apoio da bancada estadual. “Quero conversar com os militantes para reforçar o nosso desejo de disputar a Prefeitura, e com Alexandre Brust, que vai continuar presidindo o nosso partido por muitos anos”, pontuou.
 Com o auditório e os corredores completamente lotados, a militância também reforçou os discursos vindos da mesa, mandando um recado ao comando nacional ou a interessados em assumir o PDT na Bahia: “Brust é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”, gritavam.
 Falaram ainda o deputado federal Félix Júnior, o Secretário Estadual de Ressocialização Nestor Duarte, o deputado estadual João Bonfim, o ex-secretário Feliciano Tavares, os representantes dos movimentos Eduardo Rodrigues, Alderico Sena, Maria Alice e Dra. Anadia.
 Lupi lança Medrado
 Se depender do presidente nacional licenciado do PDT, ministro Carlos Lupi, o deputado federal Marcos Medrado já pode começar a sua campanha para a Prefeitura de Salvador para a eleição que acontece em 2012. “Nós precisamos ter candidatos a prefeitos e aqui em Salvador é pra valer”, disse, olhando para o deputado Marcos Medrado.
 “Crescemos muito na Bahia, mas precisamos avançar mais ainda. Quero o PDT maior. Quero o PDT apoiando o governo, mas somos livres em nossas decisões. Ninguém tem o direito de falar pelo PDT. Salvador já foi nossa e nós vamos retomar Salvador para as nossas mãos”, reforçou, otimista.
 Medrado, por sua vez, aceitou o desafio e já fez planos para a cidade. “Temos condições de discutir mobilidade urbana com categoria. Quando fui secretário de Transportes de Salvador, fui apontado como o melhor do Brasil. Faço campanha com o povo do subúrbio, mas, agora, que conto com o apoio de gente como o Presidente da Assembleia, o deputado Marcelo Nilo, fica melhor ainda. A partir de junho, se conseguir unir a militância, quero o ministro Lupi de volta para fazermos outro encontro”, frisou, assumindo de vez a candidatura.
 Em um discurso emocionado, Lupi lembrou a sua relação com Leonel Brizola, o principal idealizador do PDT, e falou sobre a luta enfrentada contra a ditadura quando da criação da legenda. “As ideias de Brizola vão permanecer com a gente. Este partido está fazendo 31 anos, mas eu me sinto com 17”, disse cobrando determinação e unidade da legenda na Bahia.  
 “Eu saí da banca de jornal. Ali eu travei a minha admiração e o meu amor por aquele homem”, disse, com a voz embargada, referindo-se a Brizola. “Nós somos herdeiros dessa história. Foi como ministro do PDT que mais se gerou emprego neste país. Estes três anos foram de luta”, acrescentou.
     Após ouvir atentamente os discursos dos deputados, do secretário estadual de Ressocialização Nestor Duarte, e de representantes dos movimentos do PDT, Lupi aproveitou para acalmar a legenda na Bahia e mandou vários recados para desfazer os rumores chegados até ele para uma possível alteração no comando da Executiva Estadual.
 “Nosso partido não tem dinheiro, mas tem história. O trabalhismo verdadeiro não exclui, inclui. O importante não é botar a ata debaixo do braço para dizer que tem um partido nas mãos”, disse Lupi, reforçando de vez a permanência de Alexandre Brust no comando da legenda pedetista na Bahia.
 Por Evandro Matos – especial para o Interior da Bahia

Nenhum comentário: