domingo, 24 de abril de 2011

Malhação de Judas atrai centenas de pessoas em Coité

A tradição de ‘queima de Judas’ em Coité é antiga, basta dizer que o artista responsável pela confecção dos bonecos está com 77 anos de idade e 50 de atividade.

 Em Conceição do Coité a tradição de malhação de Judas nunca saiu do calendário de atividades culturais, sempre depois da missa de Aleluia, que acompanha o ato religioso ou não se dirige até o largo do Mercado Municipal, procura o lugar mais seguro para acompanhar o belo espetáculo de queima dos bonecos que representam Judas o traidor.

Multidão vibra quando ouve o barulho dos fogos e a incineração dos bonecos

A Prefeitura Municipal é quem patrocina todo ano este momento de comemoração simbólica e pânico ao mesmo tempo, já que muitas espadas se soltam dos bonecos indo de encontro à multidão. Antes de Fogueteiro entrar em ação, o locutor Genilvado Silva ler o testamento de Judas que em tom de humor levantar risos no público presente.

A tradição de ‘queima de Judas’ em Coité é antiga, basta dizer que o artista responsável pela confecção dos bonecos está com 77 anos de idade e 50 de atividade. O senhor Dermeval Ramos, tem um apelido bastante sugestivo “Fogueteiro”, segundo ele é muito prazeroso ver a grande multidão acompanhar o momento da queima daquele que segundo a bíblia traiu a Jesus. Fogueteiro disse ao CN que este ano usou seis bonecos e cerca de trinta quilos de fogos de artifícios “e o espetáculo ficou ainda mais bonito porque o céu estava limpo (sem chuva), comemorou o aposentado.
Malhação de Judas ou Queima de Judas – É uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.
Por: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário: