sábado, 15 de janeiro de 2011

Política: PDT tenta emplacar dois nomes no governo

Apesar de o governador Jaques Wagner (PT) ter garantido que anunciará alguns nomes de seu secretariado na próxima segunda-feira, nos bastidores do Palácio de Ondina, alguns já estão sendo apontados como novos auxiliares do governo. Ontem, mais um nome surgiu no páreo. Conforme o jornal Tribuna da Bahia já havia antecipado no início da semana, o PDT busca emplacar ao menos dois nomes na nova equipe.
A legenda deixou claro que tem poder de alcance para ampliar seu espaço na gestão petista e apresentou dessa vez o suplente da senadora Lídice da Mata (PSB), Nestor Duarte, para assumir uma pasta. Embora ainda não tenha admitido, o ex-deputado é o pedetista mais cotado para conquistar o posto de secretário. Rumores sinalizam uma costura em torno de seu nome, negociação que vem sendo feita pelo presidente do PDT, Alexandre Brust. O PDT atualmente ocupa no governo a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Além de Nestor Duarte, já estão sendo apontados como novos secretários de Wagner o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT) para Secretaria de Planejamento, o vice-governador Otto Alencar (PP) para Secretaria de Infraestrutura, Domingos Leonelli para Secretaria de Turismo e Juca Ferreira para a pasta de Cultura. Na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), havia sido conjecturada a entrada de Edmon Lucas, que hoje é titular de Desenvolvimento Regional, mas, segundo uma fonte governista, ele teria negado o convite.
Burburinhos também indicam que houve uma pressão do PT para que a pasta continuasse na cota do partido. Deve continuar à frente da Serin, o atual articulador da reforma administrativa, Cezar Lisboa.  Para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos foi ventilado o deputado federal, Nelson Pellegrino (PT), mas ele negou de forma enfática a chance de retorno à pasta. Durante o primeiro mandato, o deputado assumiu o cargo por mais de um ano. Além dele, o petista Paulo Rangel, líder do partido na Assembleia tem sido especulado para Secretaria de Desenvolvimento e Combate à Pobreza.
À medida que as negociações vão sendo realizadas, algumas peças já existentes no tabuleiro também vão sendo fortalecidas. Entre os notáveis para continuarem na equipe estão o secretário de Educação, Oswaldo Barreto, a chefe da Casa Civil, Eva Chiavon, o secretário de Saúde, Jorge Solla, de Segurança Pública, César Nunes, da Fazenda, Carlos Martins, de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro e Robinson Almeida, na Agecom.
(Tribuna da Bahia)

Nenhum comentário: